O que são Proventos e como ganhar dinheiro com eles?

A busca de investimento na bolsa de valores para ter um dinheiro a mais na conta está sendo muito comum. Isso leva muitos investidores a perguntarem o que são proventos.

Econommia

Como Investir

Publicado em

O que são Proventos - Como Investir

Benefícios

Com as empresas oferecendo inúmeros benefícios aos seus acionistas, a busca por proventos vem crescendo. Se tratando de uma boa operação financeira para quem gosta de renda variável.

Veja logo abaixo um pouco mais dessa forma de investimento.

O que são proventos?

Os proventos é uma forma de uma empresa remunerar os seus acionistas, feita com base do capital efetivo. Normalmente isso é feito através de companhias que possuem um capital aberto na bolsa de valores.

Como as empresas de capital aberto oferecem proventos, quem possui algum investimento nessa instituição, receberá em algum momento um provento.

Para quem é acionista de alguma empresa, tem no provento um ganho extra sem precisar diretamente da bolsa de valores como investimento. Além disso, a participação do crescimento da empresa fará parte da vida de um acionista de uma empresa aberta.

Existem várias categorias de ativos que oferecem Proventos como as cotas de fundos imobiliários (FII) e de direitos creditórios (FIDC), onde cotistas são beneficiados.

Tipo de proventos

Além de saber o que são Proventos é necessário saber quais são as suas categorias. As que iremos citar nos próximos parágrafos são as mais comuns, buscadas pelos investidores.

Dividendos: as empresas possuem um lucro líquido em que uma porcentagem é dividida para os acionistas de sua empresa. Essa distribuição de dividendos é proporcional ao investimento de cada um.

Juros sobre capital próprio: é mais uma forma de distribuição de renda, parecidas com os dividendos, mas a diferença está no cálculo feito. É um ganho baseado em uma contagem da empresa, sendo uma remuneração de juros sobre dinheiro investido dos acionistas.

Bonificação: é um dinheiro direcionado para uma conta de reserva para várias finalidades da empresa, porque ao invés dela dar todo valor do lucro, ela guarda. Dessa forma, esse lucro pode ser juntado e dado aos acionistas, futuramente se for desejo da companhia.

Direitos de subscrição: os acionistas que já investem em uma empresa recebem delas o direito de comprar novas ações pelo preço de emissão. Sendo assim, uma forma de remuneração ao investidor.

Como funcionam os pagamentos?

Existe uma certa variedade de maneiras de pagar os acionistas, possuindo assim uma agenda que muda de uma empresa para a outra. Algumas com Dividendos mais periódicos.

O que acontece é que cada empresa tem as suas regras específicas por isso, possuem a sua própria maneira de pagar. Algumas delas podem ser mensalmente, outras semestralmente e ainda aquelas que são por ano.

É importante que o investidor possa ficar de olho se será divulgado algum dividendo pela empresa, porque assim saberá a provável data. Mas o ganho será para investidores que adquiriram papel sempre antes do exercício.

Conclusão

O número de investidores está crescendo em todo o ramo que dá um retorno financeiro, mesmo que seja de risco. Por isso, conhecer o que são proventos, fará com que a vida do investidor tenha mais uma maneira de ganho.

Esse conteúdo sobre finanças é um dos muitos que temos em nosso blog, continue acessando. Se tiver alguma dúvida, pergunte.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado