O Que são Debêntures e como investir nesses papéis?
Se tem uma coisa que muitos estão fazendo no momento é investimentos para ter uma grande rentabilidade. Por isso, várias pessoas estão buscando saber o que são debêntures.
Como Investir
Publicado em
O Que são Debêntures e como investir nesses papéis!
Se tem uma coisa que muitos estão fazendo no momento é investimentos para ter uma grande rentabilidade. Por isso, várias pessoas estão buscando saber o que são debêntures.
Essa é mais uma alternativa de obter um grande valor financeiro, mesmo que tenha os seus riscos. As debêntures são emitidas pelas empresas, buscada por investidores principalmente em momentos de juros baixos.
O que são Debêntures?
São títulos de crédito emitidos pelas empresas e negociados no mercado de capitais, onde o investidor compra. Com essa aquisição é emprestado dinheiro para as empresas crescerem no mercado, expandindo seu negócio.
Quando você compra debêntures está emprestando dinheiro para o crescimento da empresa, tanto em projetos de obras como investimento em outros mercados.
A diferença das Debêntures das ações
As diferenças entre as duas pode ser explicada de modo simples, enquanto as ações é você comprando uma fração de uma empresa, as debêntures você é um credor.
Sendo assim, nas ações você pode ganhar quando a empresa estiver em alta e perder se ela ficar em baixa. Seria uma renda variável.
Diante dessa situação é que muitos investidores buscam saber o que são as debêntures. Elas são papéis de dívida emitidos pelas empresas, quem a compra sabe o quanto vai ganhar e o tempo de duração. Dessa forma, ela é considerada uma renda fixa.
São vários os motivos pelo qual as empresas emitem essas debêntures, o que pode levar a fazer um grande investimento.
Os motivos pelo qual as empresas emitem as debêntures são:
-
forma flexível de captação de recursos
-
mais barata do que um financiamento bancário
-
juros menores
-
não envolve a venda de uma parte do capital.
Se você deseja saber o que são debêntures e quais o tipo no mercado, veja o próximo tópico.
Categorias de debêntures
Existe uma variedade delas, sabendo cada uma, fica mais fácil fazer um investimento que chamará mais a sua atenção.
Aqui está algumas delas:
Debêntures conversíveis: é uma mescla de renda fixa com variável, papéis são emitidos com essa característica. Sendo assim, a empresa não paga o valor dos juros, mas investe o dinheiro em suas ações para o credor.
Debêntures simples: é a remuneração comum, com juros, sem mudança de investimento para ações, dada ao investidor.
Debêntures incentivadas: elas são incentivadas a captar recursos para vários investimentos públicos do governo, com completa isenção do Imposto de Renda.
Comuns: aqui não há incentivo e isenção do Imposto de Renda.
Permutáveis: são chamadas assim porque podem ser trocadas por ações, mas não da própria empresa como as conversíveis.
Perpétuas: normalmente os papéis emitem prazo de vencimento, nesse caso não, fica para o critério estabelecido pela empresa no acordo. Assim o credor fica recebendo até findar esse processo, pré estabelecido.
Participativas: é uma remuneração por participação nos lucros da empresa.
Como investir nas debêntures
Para que o investimento seja bem feito é importante observar o seu perfil e o da empresa que ela oferece. É necessário que você tenha uma conta em uma corretora que trabalha com debênture.
Você vai transferir o valor do investimento para a corretora, daí em diante é só negociar.
Conclusão
Para quem pergunta o que são debêntures, explicamos de forma resumida. Vale a pena investir se forem considerados os pontos que aqui foram citados.
Esse conteúdo foi informativo para você? Na dúvida pode fazer perguntas. Acesse agora mesmo outros conteúdos que temos.