O Que são Debêntures e como investir nesses papéis?

Se tem uma coisa que muitos estão fazendo no momento é investimentos para ter uma grande rentabilidade. Por isso, várias pessoas estão buscando saber o que são debêntures.

Econommia

Como Investir

Publicado em

o-que-sao-debentures

O Que são Debêntures e como investir nesses papéis!

Se tem uma coisa que muitos estão fazendo no momento é investimentos para ter uma grande rentabilidade. Por isso, várias pessoas estão buscando saber o que são debêntures.

Essa é mais uma alternativa de obter um grande valor financeiro, mesmo que tenha os seus riscos. As debêntures são emitidas pelas empresas, buscada por investidores principalmente em momentos de juros baixos.

O que são Debêntures?

São títulos de crédito emitidos pelas empresas e negociados no mercado de capitais, onde o investidor compra. Com essa aquisição é emprestado dinheiro para as empresas crescerem no mercado, expandindo seu negócio.

Quando você compra debêntures está emprestando dinheiro para o crescimento da empresa, tanto em projetos de obras como investimento em outros mercados.

A diferença das Debêntures das ações

As diferenças entre as duas pode ser explicada de modo simples, enquanto as ações é você comprando uma fração de uma empresa, as debêntures você é um credor.

Sendo assim, nas ações você pode ganhar quando a empresa estiver em alta e perder se ela ficar em baixa. Seria uma renda variável.

Diante dessa situação é que muitos investidores buscam saber o que são as debêntures. Elas são papéis de dívida emitidos pelas empresas, quem a compra sabe o quanto vai ganhar e o tempo de duração. Dessa forma, ela é considerada uma renda fixa.

São vários os motivos pelo qual as empresas emitem essas debêntures, o que pode levar a fazer um grande investimento.

Os motivos pelo qual as empresas emitem as debêntures são:

  • forma flexível de captação de recursos

  • mais barata do que um financiamento bancário

  • juros menores

  • não envolve a venda de uma parte do capital.

Se você deseja saber o que são debêntures e quais o tipo no mercado, veja o próximo tópico.

Categorias de debêntures

Existe uma variedade delas, sabendo cada uma, fica mais fácil fazer um investimento que chamará mais a sua atenção.

Aqui está algumas delas:

Debêntures conversíveis: é uma mescla de renda fixa com variável, papéis são emitidos com essa característica. Sendo assim, a empresa não paga o valor dos juros, mas investe o dinheiro em suas ações para o credor.

Debêntures simples: é a remuneração comum, com juros, sem mudança de investimento para ações, dada ao investidor.

Debêntures incentivadas: elas são incentivadas a captar recursos para vários investimentos públicos do governo, com completa isenção do Imposto de Renda.

Comuns: aqui não há incentivo e isenção do Imposto de Renda.

Permutáveis: são chamadas assim porque podem ser trocadas por ações, mas não da própria empresa como as conversíveis.

Perpétuas: normalmente os papéis emitem prazo de vencimento, nesse caso não, fica para o critério estabelecido pela empresa no acordo. Assim o credor fica recebendo até findar esse processo, pré estabelecido.

Participativas: é uma remuneração por participação nos lucros da empresa.

Como investir nas debêntures

Para que o investimento seja bem feito é importante observar o seu perfil e o da empresa que ela oferece. É necessário que você tenha uma conta em uma corretora que trabalha com debênture.

Você vai transferir o valor do investimento para a corretora, daí em diante é só negociar.

Conclusão

Para quem pergunta o que são debêntures, explicamos de forma resumida. Vale a pena investir se forem considerados os pontos que aqui foram citados.

Esse conteúdo foi informativo para você? Na dúvida pode fazer perguntas. Acesse agora mesmo outros conteúdos que temos.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado