O que são BDR's?

A quantidade de investidores na bolsa de valores está aumentando a todo momento, inclusive no mercado estrangeiro. Como muitos não sabem como investir no exterior, é importante saber o que são BDRs.

Econommia

Mercado Financeiro

Publicado em

O que são BDRs e quem pode investir neste tipo de papel

O que são BDRs e quem pode investir neste tipo de papel?

A quantidade de investidores na bolsa de valores está aumentando a todo momento, inclusive no mercado estrangeiro. Como muitos não sabem como investir no exterior, é importante saber o que são BDRs.

Muita gente tem dúvidas se é possível fazer investimento no exterior ou se é permitido. Outros devem imaginar ser difícil fazer esse tipo de operação e não valer a pena.

O que é de fato verdade, como funciona tudo isso.

O que são BDRs?

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), são certificados representativos de ações de empresas, emitidas fora de nosso país, mas negociadas no Brasil.

As negociações da BDRs acontecem no pregão da B3, bolsa de valores do Brasil.

Quem faz investimento adquirindo BDRs não está comprando uma ação, mais papéis que são títulos representativos de uma empresa. Porém, as ações existem, mas são depositadas em uma instituição financeira, sendo guardadas.

Essa instituição financeira é chamada de custodiante, mas existe outra empresa, as depositárias. Elas trabalham emitindo as BDRs no Brasil.

As BDRs, não são negociadas de um modo muito difícil, porque antes delas serem colocadas para serem adquiridas, são compradas e armazenadas.

Logo depois foi necessário ser registrado na CVM um programa de distribuição de BDRs. Assim os recibos podem ser emitidos, agindo da melhor maneira para evitar um desequilíbrio entre a quantidade de emissão diante das ações.

Categorias e níveis de BDRs

As BDRs tem uma maneira de operar divididas em dois grupos principais, os patrocinados e não patrocinados. Veja elas logo abaixo.

Os patrocinados têm uma participação da empresa emissora em todo o processo, porque ela se interessa no investidor. Assim, acaba contratando uma depositária.

Mas existe uma distribuição de BDRs por nível, veja:

Nível 1: de modo resumido, só podem ser negociados em mercado de balcão que não seja organizado ou alguma operação específica dessa bolsa. Além disso, não precisa passar pelo registro da CVM.

Nível 2 e 3: por serem bem-parecidos, estão juntos, ao contrário do nível 1, precisam passar pela CVM todas empresas que emitem ações. Além disso, podem ser tanto empregadas na bolsa como no balcão organizado.

Os não patrocinados são BDRs de nível 1, onde é aberto um leque maior para investimento. A empresa responsável por lançar os recibos no Brasil é a depositária, sem precisar, conforme a companhia.

Esse tipo de BDRs não patrocinados serve de incentivo, por abrir as portas para investimentos diversos. Inclusive a própria depositária divulga fatos relevantes da empresa emissora.

Como investir em BDRs?

Para você fazer um bom investimento são necessários seguir alguns passos. Assim, poderá comprar recibos de ações de empresas brasileiras e estrangeiras.

Siga esses passos:

  • Analise o seu perfil de investidor, ajudando tanto em caso de investimento de ações como na compra de BDRs. Então avalie seu tempo, objetivos, maturidade, estratégias

  • Abra uma conta em uma corretora, só assim poderá investir em BDRs e ações

  • Escolha seus BDRs.

Conclusão

A pergunta sobre o que são BDRs foi respondida de uma forma resumida, dessa forma é possível ter uma ideia de como investir adequadamente.

Esse artigo foi importante para você, respondeu o que desejava? Qualquer dúvida pode perguntar. Acesse outros conteúdos nossos sobre finanças aqui mesmo em nosso Blog.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado