O que são ADR's?

Todo aquele que deseja negociar em bolsas norte-americanas busca saber o que são ADRs. Elas possibilitam que os investidores tenham acesso a bolsas estrangeiras que operam em dólar.

Econommia

Mercado Financeiro

Publicado em

O que são ADRs e como investir corretamente

O que são ADRs e como funcionam na prática!

Todo aquele que deseja negociar em bolsas norte-americanas busca saber o que são ADRs. Elas possibilitam que os investidores tenham acesso a bolsas estrangeiras que operam em dólar.

Para que seja possível atuar nas empresas estrangeiras cotadas em dólar é importante que espere que o mercado abra (pregão).

Confira a seguir um pouco mais sobre esse assunto.

O que são ADRs

As ADRs são recibos de ações negociadas nos Estados Unidos, DRs são nada menos que certificados que representam ações de uma empresa.

Existe uma instituição depositária que emite no exterior esses certificados, que por sua vez são negociados com o investidor.

As ADRs serviram muito para as empresas brasileiras terem mais segurança em sua negociação nos EUA. Posteriormente, uma alternativa no ano 2000 surge, a revisão de normas da CVM e do novo mercado.

Antes da CVM(Mercado de Valores Mobiliários), as empresas utilizavam a Securities and Exchange Commission (SEC). Dessa forma, teriam que seguir regulamentações feitas por ela.

Como funcionam

Então vimos como o que são ADRs, agora mostraremos seu funcionamento.

O ADR é apenas um recibo e não uma ação, são compradas em forma de título com valores que são negociados em dólar.

Cada país tem sua instituição financeira que bloqueia as ADRs, para se negociar acontece uma interação entre depositárias e custodiantes.

Para que haja a interação de negociação com os EUA, é necessário que a instituição depositária compre ações e a custodiante a guarde. Depois de manter os papéis guardados no país de origem, são emitidos para quem deseja comprar.

Tipos de ADRs

Além de saber o que são ADRs é importante conhecer quais são os tipos que existem. Elas são divididas em grupos variados, mas que seguem dois principais critérios.

Um dos critérios é por dentro da B3 o outro é por nível, veja abaixo como isso funciona.

Pela B3 os ADR são classificados como:

  • Patrocinadas: como o próprio nome está dizendo, elas funcionam como patrocinadoras. Assim, o que elas fazem é assumir uma responsabilidade diante da liberação das ADRs dos bancos depositários. Então, toda informação é passada aos investidores.

  • Os não patrocinados: aqui não há uma participação ativa dos emissores depois de entregar aos investidores.

Classificação por nível acontece da seguinte forma:

  • ADRs de nível 1, que são negociadas apenas em mercado de balcão

  • ADRs de nível 2, são negociação na bolsa de valores, onde é possível graças a certificados de ações difundidos pelas empresas anteriormente

  • ADRs de nível 3, mais uma negociação em bolsa onde as empresas devem emitir novas ações para que ocorra.

Como investir em ADRs

Normalmente os investidores de bolsas americanas são os do próprio país, mas como ela se expandiu muito, abriu a porta para vários países. Uma das nações que atuam nos EUA é o Brasil.

Para que você possa atuar no mercado norte americano é necessário ter uma conta aberta em que possa fazer esse tipo de ação. Dessa forma, você arremessará dinheiro para os EUA através de corretoras autorizadas ou bancos.

Conclusão

No início do artigo foi feito uma pergunta sobre o que são as ADRs, esse tipo de investimento está crescendo muito, onde não só americanos, como brasileiros e outros povos investem.

Invista levando em consideração o que mostramos aqui. Gostou deste conteúdo? Qualquer dúvida é só mandar uma pergunta. Acesse outros conteúdos sobre finanças agora mesmo.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado