O que é Renda Fixa e como começar a investir?

Saber o que é renda fixa é muito importante para investir numa categoria que mais se adéqua a você. Os brasileiros ainda optam por essa forma de ganho mesmo após mudanças nas taxas de juros.

Econommia

Como Investir

Publicado em

renda-fixa-2

O que é renda fixa

Se tem uma categoria de renda que é bem investida pelos brasileiros é a renda fixa. Antes de saber a rentabilidade e os riscos, saiba que previamente você saberá o que vai receber fazendo um cálculo.

Então o que acontece na renda fixa é que na negociação é apresentada as taxas, prazos, índice de referência e todos os acordos possíveis. Nessa forma de investimento você estará emprestando dinheiro, que receberá com juros depois de um certo tempo.

Quando se fala nesta categoria de renda fixa, não se está falando que o dinheiro é garantido, porque todo investimento tem os seus riscos. No caso deste, vocês estarão emprestando dinheiro para o governo, empresas e bancos.

Tanto no mercado como no crédito pode haver uma grande variação de preço que fará a diferença no resultado, assim como as ações.

Como funciona a remuneração da Renda Fixa?

Essa é uma importante pergunta, ainda mais por existirem três formas de remuneração, dependendo do papel averiguado.

Diante disso veja às três categorias de remuneração:

Papéis prefixados: aqui o investidor saberá o que vai receber no final, por de antemão serem estabelecidos juros no momento do lançamento.

Papéis pós-fixados: esse caso difere do anterior, o ganho pode variar, porque é conforme os indicadores de referência como Selic ou taxas de CDI. A única coisa conhecida é o indicador, o ajuste de preço e a incerteza do que será ganho no vencimento.

Papéis híbridos: essa categoria de papel é uma junção dos dois anteriores, onde você receberá um valor de juros fixo em parte e a outra por variação do indicador.

Diante desse detalhe de remuneração fica mais fácil entender como funciona o investimento.

Principais investimentos em renda fixa

A renda fixa possui vários produtos diferentes para um bom investimento. Veja:

Títulos Públicos: esse é considerado o mais seguro, devido ser um negócio feito entre você e o governo que é o responsável por imprimir o dinheiro. Seu investimento aqui é o de emprestar dinheiro para o governo e receber em juros.

Poupança: todo mundo conhece, o dinheiro é deixado numa caderneta onde rende juros por isso.

CDBs: a remuneração aqui acontece pelo investimento nos lançamentos dos certificados de depósito bancário lançados pelos bancos.

Debêntures: são títulos de créditos emitidos pelas empresas, onde você pode investir comprando eles, assim empresta um valor a instituição, que faz alguns investimentos físicos ou não.

LCI e LCA: são lógicas de crédito imobiliário e agronegócio, parecidas com as CDBs, mas com remuneração pouco menor.

CRI e CRA: são certificados recebíveis imobiliários e de agronegócio mais complexos, que envolvem processo de transformação de direitos de crédito.

Últimas Considerações

Ao você saber com um pouco mais de detalhes o que é renda fixa, te deixa mais por dentro de como funciona em parte o mercado. Para saber negociar adequadamente é importante conhecer onde está pisando.

Esse conteúdo respondeu o que estava buscando? Tem mais conteúdo sobre finanças no blog, acesse agora mesmo.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado