O que é Crédito Imobiliário e como funciona?

Para aqueles que desejam a aquisição da casa própria deve saber o que é crédito imobiliário. Ele está entre os produtos mais buscados nas instituições financeiras.

Econommia

Como Investir

Publicado em

Um sonho

Todas as pessoas que tem um sonho muito grande de construir algo como uma casa ou abrir uma empresa, busca crédito no mercado. Mas para isso acontecer deve ser pesquisado o melhor negócio.

Veja mais abaixo como é a questão do crédito imobiliário.

O que é o crédito imobiliário

Provavelmente você deve ter visto falar ou pelo menos sabe que conseguir um empréstimo para a realização de um sonho precisa de crédito no mercado.

O crédito imobiliário é concedido a quem deseja realizar o sonho de construir uma casa, pagando em um financiamento de contrato. O modo como ele é feito envolve questões de pagamentos de juros sobre o valor que será liberado e prazos estipulados.

Uma das regras que tem no contrato é sobre a venda do imóvel comprado ou construído, ele não deve ser vendido antes da quitação da dívida.

Principais tipos desse financiamento

Cada pessoa que deseja solicitar crédito imobiliário tem o seu perfil, para saber em qual situação está enquadrado deve se atentar às modalidades.

As modalidades são dois tipos diferentes de liberação de crédito: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Sistema Financeiro de Habitação: esse é considerado o principal, o que mais é solicitado, possuindo vantagens ótimas como o uso do FGTS. Assim pode ser comprado a casa, mas com valor limitado do imóvel, porém com taxas de juros mais baixas.

O valor máximo do imóvel não pode passar dos R$ 650 mil na maioria dos estados do país. Além disso, o financiamento não pode passar dos 90% do valor do imóvel e só pode ser cobrado parcelamentos que sejam no máximo 30% da renda do comprador.

Sistema Financeiro Imobiliário: ao contrário do anterior, o SFI, pode passar dos R$ 750 mil de financiamento. Além disso, algumas diferenças são:

  • cobre construções para fins comerciais

  • não há restrição do percentual de renda do comprador

  • não há valor máximo na hora de avaliar o imóvel

  • o financiamento pode ser entre 80% a 90% do imóvel

  • taxas de juros são mais altas devido a ter menos restrições.

O bom de conhecer o que é crédito imobiliário é avaliar em qual se enquadra para solicitar o empréstimo.

Saiba como é o processo de financiamento

Esse financiamento mostrado tem um processo para chegar a liberação. Para que tudo chegue ao final de contrato passos importantes devem ser dados como:

  • Simulação do financiamento. Envolverá custo total, detalhes da compra, como será pago o financiamento, entradas e vencimento

  • Consulta do crédito imobiliário junto à instituição. Para isso deve ser levado comprovante de renda mensal, para assim ver se tem crédito

  • Avaliação do imóvel. É o escolhido, seguindo critérios do banco como SFH ou SFI e outros mais

  • Confecção do contrato de financiamento. Depois de todos os processos anteriores, um contrato será assinado. Deve ser levado os documentos solicitados e esperar depois de 30 dias a conformação.

Agora é só esperar e ter o seu imóvel.

Conclusão

Sabendo o que é crédito imobiliário, será muito mais fácil se preparar para todo o processo de solicitação de crédito.

Esse artigo foi bom para você, gostaria de conhecer mais sobre esse tipo de assunto? Acesse outros conteúdos neste blog. Na dúvida pode perguntar.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado