LCI e LCA, como investir?

A quantidade de formas de se investir dinheiro é enorme, uma delas é o LCI e o LCA. Eles estão sendo bem vistos devido a não necessidade de pagar Imposto de Renda.
Com essas duas formas de investimento, muitos que gostam do mundo das negociações online, obterão certos benefícios com esse papel.

Econommia

Como Investir

Publicado em

lca-lci-2

O que é LCI e LCA?

É chamado investimento de renda fixa, sendo muito maior que a poupança. O significado de sua sigla é LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Sendo muito conhecidas por parecerem com a CBD, são isentas de Imposto de Renda, por isso se tornam ainda mais atrativas para investidores.

Os papéis vendidos por uma instituição são adquiridos pelos investidores por certo preço. Mas essa compra é um empréstimo à empresa, que por sua vez devolve com juros depois de um certo tempo.

Isso quer dizer que quem investe em LCI e LCA está emprestando dinheiro, que será devolvido com juros. Essas duas siglas oferecem praticamente as mesmas coisas, a diferença está na garantia de cada uma.

O LCI está ligado de modo inseparável na carteira de empréstimo do setor imobiliário. Normalmente são lançados pelos bancos, mas existem outros que podem fazer isso.

Já o LCA lança títulos para captar negócios de seus participantes, onde envolve empréstimos para produtores rurais e cooperativas.

Como funcionam LCIs e LCAs

Embora seja tido como renda fixa, parecendo com outras formas de investimento, o LCI e LCA tem algumas regras como:

Rentabilidade: possuem letras pré-fixadas com taxas de juros entre 5% a 7% já no início da negociação. Letras pós-fixadas, onde um indicador já é conhecido, ele é quem contribuirá para o retorno financeiro.

Além dessas duas, há as letras atreladas à inflação, elas possuem as duas anteriores em uma só. Sendo parte prefixada e outra pós- fixada.

Liquidez: o rendimento do dinheiro, que não é nada tão fácil nessa categoria de investimento.

Risco: estão diretamente relacionados à instituição financeira que emitiu. Podendo haver perdas, mas existem a vantagem de algumas garantias oferecidas.

Tributação e taxas: o retorno é baixo, mas vantajoso por não pagar Imposto de Renda.

Como escolher uma boa LCI ou LCA

Passo a Passo; como investir

Após saber um pouco de seu funcionamento, veja os detalhes de como investir.

1) Escolha um banco ou corretora autorizada: são duas boas opções, mas as corretoras oferecem a vantagem de vários bancos para investir, mas se for diretamente no banco, só tem ele como opção.

2) Pesquise o tipo de título que vai comprar: deve escolher entre dois títulos, prefixados e pós-fixados, para isso, analise o seu perfil de investidor.

3) Avalie o valor mínimo: esse detalhe é importante, porque deve corresponder com o que se pode investir.

4) Respeite o limite de R$ 250 mil: as instituições financeiras possuem esse limite de investimento.

5) Fique atento em relação ao prazo de vencimento: análise o tempo de resgate, como é a liquidez diária.

Últimas Considerações

Fazer investimento como LCI e LCA, traz um retorno considerável por não ser necessário pagar IR, por isso é um bom investimento financeiro.

Esse conteúdo sobre finanças foi importante para você? Temos muito mais sobre esses assuntos em nosso blog. Qualquer dúvida pergunte.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado