ETF's o que são e como funcionam?

A bolsa de valores tem o seu pregão onde são negociadas as ações, porém existem outras maneiras de se fazer investimento nela. Por isso é importante conhecer o que são ETFs.
Embora as ações sejam o tipo mais comum de ativos, existem as ETFs, fundos de índice. Conheça mais a respeito.

Econommia

Mercado Financeiro

Publicado em

Como investir em ETFs corretamente

O que são ETFs?

As ETFs (Exchange Traded Funds) são nada mais do que fundos de investimento, possuem diferenças dos tradicionais. Elas são consideradas uma espécie de condomínio para os investidores.

As diferenças de fundos ETFs em comparação com os tradicionais são:

  • Os ETFs são ligados a uma subjacente, sendo um índice de referência. Isso acontece quando o gestor olha o indicador e tenta ajustar a composição do ETF a ele até ficar mais parecido.

  • Podem ser negociados no tempo de ativos da bolsa de valores como se fossem ações.

A relevância de investimento dos ETFs é mais recente entre os negociantes brasileiros, mas em outros países é mais tempo.

Categorias de ETFs

Além de saber o que são ETFs é necessário conhecer sua categoria, dessa forma, será melhor para investir. A quantidade no mundo é variada, somente, no fundo, de índice de ações são muitas como:

  • ETFs de índices amplos

  • segmentados

  • setoriais

  • nacionais ou internacionais, etc.

ETFs de commodities, de criptomoedas também fazem parte dessas categorias que crescem a cada dia.

Para você que é brasileiro, saiba que os ETFs mais investidos são os de renda variável. Mas aparecem os de renda fixa que envolvem títulos públicos com índices replicados.

Rentabilidade, tributos e custos

A rentabilidade dependerá de como o gestor administra diante do índice de referência, ele deve ser o padrão. Como o lucro é maior perto dele, então é só manter próximo que o ganho financeiro estará garantido

Para fazer operação de ETFs é pago um valor parecido com a compra e venda de ações na bolsa de valores. Esse custo é pago para a corretora que serve de intermediária para a negociação.

A tributação envolve imposto de renda sobre o valor ganho, sendo de 15%. Esses impostos são pagos através de cálculos por aquele que investe em renda variável, depois é emitido um documento que deve ser dado aos órgãos responsáveis.

Mas para renda fixa é descontado na operação, retidos pela corretora.

Como investir em ETFs?

Para poder investir em ETFs, deve ser aberta uma conta numa corretora. Mas para fazer uma boa escolha é necessário avaliar o que ela oferece para que corresponda às suas expectativas.

São dezenas de corretoras espalhadas pelo Brasil, então deve ser identificado o que ela oferece, como suporte para dúvidas, opções de investimentos, qualidade para uso, etc.

A corretora normalmente pedirá os seus documentos como RG e CPF para abrir a sua conta.

Últimas Considerações

Mostramos o que são ETFs, como ela funciona e a forma de participar dela. É importante que tudo que aqui foi dito seja considerado. Assim será possível se tornar um bom investidor que tenha resultados.

Esses e outros conhecimentos do mercado financeiro temos aqui em nosso Blog. Se tiver alguma dúvida pode fazer perguntas. Acesse agora mesmo outros artigos.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado