Entenda como funciona o Mercado de Opções para iniciantes

Investir na bolsa de valores está sendo cada vez mais comum pela quantidade de negociação que é possível. Diante dessa situação, saber como funciona o mercado de opções é mais outro investimento.

Econommia

Mercado Financeiro

Publicado em

Mercado de Opções para iniciantes

Bolsa de Valores

As opções são negociadas na B3, ligadas a ações e outras formas de renda variável. Sendo parte de vários ativos, esse investimento está como um dos grandes alvos para os negociantes da bolsa.

Nas próximas linhas mostraremos um pouco mais sobre esse mercado de opções.

O que são opções?

As opções são consideradas uma forma de derivativo, porque o seu preço possui uma derivação das ações em que ela está ligada. Elas são negociadas no mercado financeiro como um contrato.

O contrato permite que sejam feitas operações no mercado financeiro, onde envolverá compra e venda de ativos com prazo estabelecido. Sendo assim, é uma maneira de fazer negócio na bolsa de valores com diversas formas de ativos.

As opções no mercado de ações operadas na bolsa envolvem opções sobre moedas, contratos futuros de juros e muitos outros.

O mercado de opções não deve ser confundido com opções binárias, que não são aplicadas na bolsa, mas diretamente em uma corretora.

Como funciona o Mercado de Opções

A negociação em vários investimentos é feita na maioria das vezes na bolsa de valores ou em um balcão. O mercado de opções é feito nessas duas.

A Bolsa de valores estipula o vencimento das opções, além de dar garantias a investidores que negociam com margem ou cobertura.

Enquanto a característica de negociação na B3 são padronizadas, na banca é ao contrário. Por isso, existe uma articulação de negociação entre vendedores e compradores e quem define como será feito o contrato.

Sendo assim, valores, prazos, depósitos, garantias, são estabelecidos por compradores e vendedores. Depois desse acordo, é registrada na B3, que cuida para que tudo seja cumprido como o combinado.

Para ser utilizada como grande estratégia de investimento existem alguns conceitos como:

  • Ativo- Objeto: é o que está sendo negociado

  • Titular: quem vai comprar

  • Lançador: o que vende para o titular

  • Prêmio: valor pago por quem compra

  • Call (opção de compra): direito de compra por um preço prefixado

  • Put (opção de venda): direito de venda no exercício do vencimento

  • Strike: é valor fixo estabelecido.

Esses detalhes são muito importantes para entender como funciona o mercado de opções.

Como investir em opções

Toda forma de investimento tem a probabilidade de dar tudo errado, porque os riscos são variados. Porém, quando você sabe o que está fazendo as chances de sair como esperado são muito grandes.

Então veja como você deve investir:

  1. Escolha uma corretora para operar: existem inúmeras corretoras, com custos de operação e hospedagem diferentes. Busque a que melhor se adéque às suas expectativas, analisando a sua condição

  2. Defina as opções e as estratégias que vai utilizar: para isso, você terá de analisar as suas necessidades. Considere as estratégias dessa categoria de operação

  3. Mantenha-se informado e estude: esteja sempre por dentro de como é o processo, porque alguma regra nova pode surgir. Se manter informado vai ajudar a fazer melhores operações.

Últimas Considerações

Para todo investidor que gosta de trabalhar o seu dinheiro, conhecer sobre o mercado de opções será um bom negócio. Assim, será possível fazer um investimento com um retorno esperado.

Esse conteúdo sobre finanças foi útil para você? Temos muito mais em nosso blog, acesse agora mesmo e veja. Na dúvida pode fazer qualquer pergunta.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado