Como investir nos Fundos de Renda Fixa?

Você deve está aqui porque está buscando ganhar algum dinheiro, então precisa saber em como investir nos fundos de renda fixa. O mundo moderno está mais fácil investir, devido à variedade de opções. Por isso, mostraremos uma delas aqui.

Econommia

Como Investir

Publicado em

fundos-de-renda-fixa

O que são fundos de renda fixa?

Muitas pessoas estão buscando novas maneiras de investir o dinheiro, não deixando na conta poupança apenas. Sendo assim, aparece a oportunidade de investir em fundos de renda fixa.

Esse tipo de fundo só tem esse nome se for aplicado pelo menos 80% do capital financeiro em taxas de juros. Além dessa aplicação, existem outras formas que podem ser investigadas.

A renda fixa acontece quando você compra títulos públicos, debêntures e outros investimentos. O que você está fazendo aqui é emprestar dinheiro para o governo, bancos ou empresas para receber em juros em um determinado tempo.

Como funciona um fundo de renda fixa?

Entender o funcionamento será bom para ajudar na decisão de investir na renda fixa.

A aplicação desse investimento no mercado acontece quando é reunido vários investidores, juntando todos como um corpo. Esse corpo aplica-se na mesma operação, feito por um especialista de finanças.

O ganho será corporativo, mas proporcional a quantidade que cada um investiu. Assim, será visto o lucro do montante, recompensando na porcentagem do que cada um aplicou.

As cotas de fundo vão se valorizar conforme o andamento do processo, podendo ficar em alta ou baixa.

Quando se aplica o dinheiro está sendo investido em cotas. Isso quer dizer que se você investe mil reais, mas as cotas têm valor de R$50 cada, então serão 20 que estarão negociando.

Esse investimento tem pontos a considerar para que tome a decisão certa, como:

  • Custo: para trabalhar na plataforma de investimento existem fatores que ajudam no processo. Por isso, são pagos, existe a taxa por uso e a por ganho, quando passa do valor estipulado

  • Rendimento: Embora seja chamado renda fixa, existem possibilidades de calotes pelas empresas. As taxas de juros são deixadas claro, desde o início. Além de incluírem a variação do IPCA.

  • Tributação: ela é sobre o percentual de ganho. No caso do IR(imposto de renda) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No primeiro, o tributo será conforme o tempo aplicado, o segundo, é pago se for retirado antes de 30 dias.

Como investir nos Fundos de Renda Fixa?

O ponto principal é em como investir na renda fixa, para isso é importante ser considerado algumas coisas.

  • Ligue seu perfil de investidor a categoria de negócio que combine com você no momento

  • Busque alguma corretora

  • Estude como é a política de investimento

  • Observe as cobranças feitas nas principais plataformas

  • Veja como são resgatados os fundos

  • Mantenha o investimento por um tempo maior para ter menos tributo.

Esses passos farão com que tudo seja mais bem-sucedido.

Últimas Considerações

Ter conhecimento de como investir nos fundos de renda fixa é importante para entender todo o processo. Assim, as chances de algo dar errado são bem menores, lucrando como resultado.

Você gostou do nosso conteúdo? Buscamos passar muita informação do mercado financeiro. Veja outros artigos que temos neste blog. Se tiver dúvida, pergunte.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado