Como funcionam os Fundos de Ações?

Entender como funcionam os fundos de ações será muito importante para quem deseja investir em renda variável. Dessa forma, uma carreira de investimento mais bem sucedida será o marco da vida financeira.

Econommia

Mercado Financeiro

Publicado em

Como Funcionam os Fundos de Ações

O que são fundos de ações?

Uma grande opção para quem deseja investir na bolsa de valores. Se trata de um mercado de ação, onde você investirá pelo menos 67% do capital.

Essa forma de investimento pode ser em um mercado organizado como bolsa de valores e outras parecidas.

Esses investimentos financeiros têm uns limites mais comuns estabelecidos. Sendo assim, eles podem ser de 20%, se forem na mesma instituição financeira. Porém, essa porcentagem pode ser menor que isso em instituições abertas.

Como funcionam os fundos de ações

O mercado de ações funciona com vários investidores formando um condomínio financeiro. Eles negociam juntos, onde cada uma dá um valor. Esse montante é o capital aplicado pelo gestor.

O ganho nesse montante será distribuído conforme o que cada um investiu. Esse retorno coletivo pode mudar conforme a variação do valor aplicado. Se for alta, muito melhor será o lucro.

Esse processo de funcionamento envolve rendimento, custo, tributação, Benchmark e o gerenciamento ativo e passivo.

Rendimento: normalmente o rendimento segue alguns índices de referências da bolsa de valores. Sendo assim, se estiverem bem ajustados, você poderá ver como está sendo o desempenho no mercado.

Existe uma grande oscilação, coisa que pode acontecer de uma hora para outra, alta ou baixa.

Custo: como existem instituições trabalhando em prol desse investimento financeiro, há uma taxa de serviço para elas. Esse valor pode variar de uma para outra, por isso o investidor deve avaliar qual vale mais a pena.

A taxa a ser paga é diária, segundo o valor na plataforma. Mas, existe outra, cobrada de acordo com lucro obtido nos investimentos, quando passa da meta estipulada de ganho.

Tributação: além de saber como funcionam os fundos de ações, é importante ter conhecimento de que existem impostos.

Eles são do Imposto de Renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Os valores do IR são segundo o rendimento anual, se for de 20%, será em cima desse percentual. No caso do IOF, será cobrado se o resgate financeiro for menor que 30 dias.

Benchmark: é um parâmetro usado como referência, se for alguma bolsa de valores, deve andar de acordo com ela para ter um bom retorno.

Gestão ativa e passiva: o modo ativo busca ultrapassar o índice de referência, por isso deve haver estratégias para superar.

No caso da passiva, é usado o benchmark, seguindo a referência que pode ser de uma ação ou da bolsa, como a Ibovespa, por exemplo.

Todos esses investimentos devem considerar a plataforma e gestores, valor mínimo investido, índice de referência, liquidez no mercado, etc.

Últimas Considerações

Você pôde ver resumidamente como funciona o fundo de ações. Diante desses detalhes é possível ter um norte de como atuar no mercado financeiro.

Esse conteúdo e outros mais temos aqui em nosso blog, que ajudará a ampliar ainda mais o conhecimento do mercado. Acesse agora outros conteúdos aqui mesmo, na dúvida pode perguntar.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado