Mercado de Ações e a Bolsa de Valores

Se tem uma coisa que muitos estão buscando no momento é em como investir o dinheiro de uma forma rentável. É por isso que diversas pessoas querem saber como funciona o mercado de ações.

Econommia

Mercado Financeiro

Publicado em

O mercado de ações e a bolsa de valores

Como funciona o mercado de ações e a bolsa de valores

Se tem uma coisa que muitos estão buscando no momento é em como investir o dinheiro de uma forma rentável. É por isso que diversas pessoas querem saber como funciona o mercado de ações.

Nenhuma pessoa quer colocar o dinheiro em qualquer coisa que surgir, por isso pesquisa, assim saberá qual é um investimento que vale a pena.

Diante dessa situação, mostraremos o que é de fato o mercado de ações da Bolsa de valores.

O que é e como funciona o mercado de ações

Uma ação nada mais é do que uma pequena fração de uma empresa. É como se a empresa fosse uma enorme pizza, mas dividida em pedaços miúdos.

Quem deseja comprar uma ação se torna como um sócio porque possui os direitos e deveres do mesmo.

Quando a empresa cresce as suas ações aumentam o valor de mercado, dessa forma, cada uma que comprou a ação tem uma fatia do lucro. Esse dinheiro é distribuído conforme a quantidade de ação de cada investidor.

Essas ações da empresa podem ser negociadas publicamente se estiver regulamentada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Eles são responsáveis por regularizar todo esse sistema de investimento.

Os ganhos de um acionista podem ser ainda maiores, devido à valorização dos preços dos papéis.

Veja a seguir um pouco mais sobre as instituições que participam desse sistema.

Negociação

O ponto de todas as negociações é a bolsa de valores, aqui é onde acontecem os trâmites, onde mostra para que lugar está indo o mercado.

As ações são negociadas com compras e vendas no mercado. Ao ser muito estudada a questão de alta e baixa, cada um toma a decisão.

Todo esse sistema de compra e venda é assegurado, para haver uma transparência tal que não venha dar problemas.

O Brasil possui a B3 como única bolsa de valores, sendo um intermediário entre duas partes no mercado de capitais. Isso é muito importante para saber como funciona o mercado de ações.

Olha os sistemas que a B3 implanta e desenvolve:

  • negociação de ações

  • títulos públicos federais

  • derivativos de ações

  • títulos de renda fixa

  • moedas à vista

  • derivativos financeiros

  • commodities agropecuárias.

Regulação e intermediação

A B3 tem os seus pregões, mas para ser negociados precisam das corretoras e até distribuidoras, que servem de intermediário. Elas é que vão te ajudar nas ordens de compra e venda na bolsa.

Essas corretoras e distribuidoras dão todo o suporte de como funciona a bolsa de valores, assim fica mais fácil investir.

A CVM e a BSM são órgãos reguladores que impedem qualquer grau de ilegalidade que venha prejudicar os investidores.

Investidores

São todos aqueles que como você, investe no mercado, assim existem aqueles pequenos investidores individuais, pessoas físicas. Mas além desses existem muitos outros que desejam ter uma fatia entre trilhões de dólares do mercado.

Muitos fundos de pensão e de investimento movimentam uma porção muito alta de dinheiro no mercado.

Os motivos que levam as empresas a fazerem parte da bolsa de valores são diversos. Em outro artigo falaremos mais sobre o mercado financeiro.

Conclusão

Ter conhecimento de como funciona o mercado financeiro ajuda a saber como investir nele com sabedoria. Dessa forma as oportunidades serão aproveitadas e trazendo retorno financeiro que você deseja.

O que achou desse artigo, foi informativo para você? Temos muitos outros conteúdos nesta página, acesse agora mesmo.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado