Como funciona a Poupança? Vale a pena investir?

Considerada uma das piores rentabilidades oferecidas pelo mercado financeiro, fazendo com que vários investidores busquem outras formas de negócio. Mas como funciona a poupança afinal?
Mostraremos aqui o modo como a poupança trabalha, assim você poderá decidir se continua ou não com ela.

Econommia

Como Investir

Publicado em

Como funciona a Poupança

A poupança é a renda mais acessível, onde uma pessoa somente precisa de uma conta e ter um dinheiro depositado nela. Ela é uma renda fixa considerada simples.

Esse formato de renda é tão simples e acessível a toda a população que até uma conta para um menor pode ser aberta, desde que os pais se responsabilizem.

Para abrir uma conta é só se dirigir a uma agência bancária de preferência, utilizando documentos e esperar ser aprovado.

Lembrando que você pode abrir conta em qualquer banco, que o retorno da poupança será o mesmo.

Detalhes da poupança

A poupança tem alguns detalhes importantes em sua funcionalidade, dessa forma será melhor para entender cada ponto.

Taxas e custos: um fato bom da poupança é que nela não há nenhuma forma de cobrança. Sendo assim, não existe IR, taxas administrativas e de desempenho, tributo.

Liquidez: a liquidez é muito visível, os resgates do rendimento podem ser feitos diariamente. Quando é solicitado o dinheiro rapidamente é transferido para a conta.

Aniversário da poupança: é a forma de resgate do retorno financeiro, ela tem rendimento diário, mas o valor do rendimento termina um mês depois do depósito. Então para ser ter todo o rendimento, deve esperar ao dia em que fez o depósito

Garantias: as instituições financeiras mantêm uma proteção de crédito chamada Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Isso assegura no caso de haver algum calote devido uma quebra do banco.

Destino dos recursos aplicados: milhões de pessoas têm o seu dinheiro na poupança, mas não sabem para onde ele anda. Obrigatoriamente, 65% dela é para financiar um imóvel, ou seja, é destinado ao mercado imobiliário.

Rendimento da poupança

Não tem como saber como funciona a poupança sem entender como são os seus rendimentos. As regras dela deram uma mudada, depois de vários anos sendo a mesma.

Quando foi criada a poupança, o retorno anual será maior. Ao ser lançada no século XIX, oferecia 6% que dá 0.5% ao mês, além da taxa de referência (TR).

Para os que possuem uma poupança anterior a 2012, ano da nova regra, continuará com os mesmos rendimentos.

As novas regras são baseadas na Selic e na taxa de referência. Dessa forma, fica assim:

  • a Selic acima dos 8.5% ao ano rende 0.5% ao mês, mais a taxa de referência

  • Selic abaixo de 8.5%, ao ano, terá uma soma de 70% desse valor mais taxa da TR.

Esses valores não são dos melhores, além disso, a taxa de referência não ajuda a dar melhor rentabilidade. Devido à enorme inflação produzida por mudanças no preço de mercadorias, a poupança está diminuindo o seu rendimento.

Conclusão

Tendo o conhecimento de como funciona a poupança deixa bem claro que ela é de longe a que traz maior retorno. Embora tenha benefícios, citados, o retorno está cada vez menor.

Ter conhecimento na área de finanças ajuda a entender alguns processos de investimentos. Por isso temos muito conteúdo a respeito em nosso blog, veja cada um deles. Na dúvida pode perguntar.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado